SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO 

 

 

É um conjunto de medidas que através de metodologia e técnicas apropriadas que são adotadas, visam minimizar os acidentes de trabalho, objetivando a prevenção de suas ocorrências, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

Estudo do ambiente, condições de trabalho e riscos originados.

No ambinete, no qual trabalhamos, muitas vezes, poderemos encontrar situações que podem agredir a integridade física e mental das pessoas. Os ambientes industriais oferecem risco à saúde, pois os diversos processos de produção, nem sempre possuem mecanismos ou dispositivos que garantem total segurança. No trânsito, lar e lazer, também oferecem situações de riscos, pois estamos constantemente criando determinadas situações, e quando uma série de fatores ou falhas ocorrem, geralmente, tambémm ocasionam acidentes.

 

 

Define-se como condição de trabalho, a estrutura necessária para que seja possível desenvolver atividades laborais pelas pessoas. Fazem parte desta estrutura, instalações prediais, máquinas, equipamentos e ferramentas.

 

 

Os riscos estão classificados em: Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e Acidentes:

Físicos: ruído, calor, umidade, radiações;

Efeitos e Causas: ruídos, vibrações, som muito alto, frio e calor.
Controle: usar de forma correta e adequeada os EPIs indicados conforme a função.

Químicos: poeira, fumo, fases, vapores;

Efeitos e Causas: vapores de tintas e solventes durante a pintura.
Controle: usar de forma correta e adequada os EPIs indicados conforme a função.

Biológicos: bactérias, fungos, animais;

Efeitos e Causas: esgoto, lixo doméstico, dejetos, picadas de insetos e mordidas de animais.
Controle: manter limpo e organizado o canteiro de obra, especial atenção para o almoxarifado e área de vivência.

Ergonômicos: postura inadequada, trabalho em turnos, falta de treinamento, atenção e responsabilidade;

Efeitos e Causas: postura do corpo inadequado, movimentos e repetitivos, levantamento e transporte de peso excessivo.
Controle: executar as atividades conforme treinamento e instruções.

Acidentes/Mecânico: equipamentos perigosos, falta de proteção e dispositivos de segurança.

Efeitos e Causas: queda de nível, lesões perfurantes, traumatismos, contusões, queda de materiais, projeção de partículas e choque elétrico.
Controle: sinalização e EPCs corretamente instalados, bem como o uso dos EPIs indicados conforme a função.

 

 

Após a avaliação e reconhecimento dos riscos ambientais presentes nos locais de trabalho, é dever de todos buscar medidas que possam eliminar ou minimizar as causas e efeitos destes riscos.

 

 

São as primeiras medidas de segurança do trabalho para evitar acidentes.
O canteiro de obras deve apresentar-se organizado, limpo e desimpedido, principalmente nas vias de circulação, passagens e escadarias.
O entulho e quaisquer sobras de materiais devem ser regularmente coletados e removidos, sendo proibida a queima de lixo ou qualquer outro material no interior do canteiro de obras.
A regra básica é que lugar limpo não é aquele que mais se limpa, e sim, aquele que menos se suja.

 

 

Evento negativo e indesejado do qual resulta uma lesão pessoal ou dano material. Essa lesão pode ser imediata (lesão traumática) ou mediata (doença profissional).

 

 

De acordo com o artigo 19 da lei 8.213, publicada em 24 de julho de 1991 por definiçãao legal, "acidente de trabalho ée o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcionla, de caráter temporáriio ou permanente". Lesão essa que pode provocar perda ou redução da capacidade para o trabalho e a morte.

 

 

Acidente Típico: é aquele decorrente da caracteerística da atividade profissional que o indivíduo exerce.

Acidente de Trajeto: aquele que ocorre no trajeto entre a residência do trabalhador e o local de trabalho, e vice-versa.

Doença Profissional ou do Trabalho: doença que é produzida ou desencadeada pelo exercício de determinada função, característica de um emprego específico.

Principais Causas: dificilmente, o acidente tem como origem uma única causa, mas sim, de um somatório de erros e falhas que podem ser humaanas ou materiais e tendo como origem motivos econômicos e/ou psico-social.

 

 

Está relacionado a fatores biológicos, físicos, organizacionais e pssicológicos.
Ex: não usar ou utilizasr de forma indevida os equipamentos de segurança.

Nos Atos Inseguros estão sempre presentes:

Imprudência: é a prática de uma conduta arriscada ou perigosa.

Negligência: é a displicência no agir, a falta de precaução, a indiferença do agente, qque, podendo adotar as cautelas necessárias, não o faz.

Imperícia: pe a falta de capacidade, despreparo ou insuficiência de conhecimento técnico para o exercício de arte, profissão ou ofício.

Condição Insegura: caracteriza-se por situações de risco, presentes no local de trabalho. Ocorrem por falta de planejamento, prevenção ou omissão dos requisitos essenciais relacionados a medidas de higiene e segurança, ambas relacionadas ao ambiente.

Origem dos Acidente: inexistências de treinamento, método incorreto de trabalho, improvisação de ferramentas, desatenção ao executar a atividade, ferramentas danificadas e falta de uso de EPIs.

 

 

Incapacidade temporária

Compreende o segurado que fica temporariamente incapacitado para o exercício de sua atividade laborativa.

Incapacidade permanente parcial ou total

Ocorre com o segurado que fica permanentemente incapacitado para o exercício laboral. A incapacidade permanente pode ser de dois tipos: parcial e total.

Óbito: é o falecimento do segurado em função do acidente de trabalho.

Auxílio-acidente: é o benefício concedido aos trabalhadores que estavam recebendo o auxílio-doença, o qual é pafo aos trabalhadores que estão impossibilitados de exercer sua função trabalhista por período superior a 15 dias. Os primeiros 15 dias de afastamento são remunerados pela empresa, e a partir daí é pago pelo Ministério da Previdência.